segunda-feira, novembro 27, 2006

A Europa e a Imigração:

Hoje em dia e União Europeia debate-se com um grave problema, a Imigração. Por exemplo, Portugal passou de um país de Emigração para um país de Imigração, tendo esta passagem levantado inúmeros problemas sociais no nosso país.
A imigração nos nossos dias é um dado inevitável. Todos os países europeus precisam da mão-de-obra dos imigrantes, devido ao envelhecimento demográfico na maioria dos países europeus, e na competitividade e concorrência com países como a China ou a Índia.
Esta vaga imigratória para Europa, vinda de países africanos ou de leste, é maioritariamente ilegal, e como tal levanta questões sociais, económicas e ainda politicas.
A grande questão é como é que nos europeus vamos gerir estes fluxos migratórios?
A resposta a isto, não pode ser portuguesa, francesa ou espanhola, mas sim comunitária, pois com a abolição das fronteiras, a imigração para a Europa tornou-se um problema de todos nós.
Podemos fazer então da U.E. uma Europa-Fortaleza, e complicarmos a vida ao imigrante, aumentando assim a imigração ilegal; ou então, abrir as portas da U.E. aos grandes fluxos migratórios, provocando assim um caos nas economias europeias.
Não nos podemos esquecer que o imigrante tipo, procura em geral, 3 coisas: a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento económico (trabalho) dos países de recepção.
Face a este panorama qual será então a melhor politica imigratória a adoptar por a União Europeia?
Muitos são os políticos europeus a defenderem a abertura de canais legais de emigração no seio da U.E. Segundo estes, a União Europeia tem que adoptar o mais previamente possível uma Politica Comum de Imigração e de Asilo, praticando-se no espaço europeu uma imigração legal e uma integração legal do imigrante.
Para isto, a U.E. terá que combater a imigração ilegal e o tráfico humano, pois não nos podemos esquecer do problema da prostituição e da exploração sexual associada à imigração clandestina. E a principal solução para este tipo de problemas é a cooperação com os países de origem.
Um dos pontos fundamentais de uma Política Comum de Imigração e de Asilo, é a tentativa de mudar a visão ?desesperada? dos imigrantes que vêm para a U.E., o desespero não pode ser o principal factor decisório na imigração. Dai que seja muito importante a cooperação com o país de origem e com os organismos internacionais, como a ONU, para fomentar o desenvolvimento nos países de origem.

Por fim, podemos dizer que uma verdadeira Politica Comum de Imigração e de Asilo, tem que ter em conta:
-Não há políticas migratórias sem politicas de integração;
-Não há justiça social e coesão social sem a tomada em conta da diversidade cultural;
-Não há democracia sem cidadania e reconhecimento da identidade das minoritárias.

Post by: Pedro Russo

Sem comentários: