quinta-feira, novembro 23, 2006

A União Europeia: a ilusão para o cidadão português?

Questionando-se sobre o papel da União Europeia no contexto de cada país, certamente somos levados a responder que temos algo com a Europa mas ?não sei bem o quê?.

Hoje em dia, a ideia de uma União Europeia, seja a 15, 25 ou muito brevemente a 27, é algo que ainda não se faz sentir muito no seio do panorama nacional.

A sociedade civil ainda não dá importância ao papel decisivo que a União Europeia tem, quer com os actores da cena internacional, quer na relação entre os países da União.
Portugal é um dos países que até tem sido de alguma forma beneficiado com as medidas da União Europeia nos diferentes modos e perspectivas de actuação desta.
Quando se fala em União Europeia, a ideia principal ou a palavra-chave que o cidadão português tem na cabeça é ?fundos?. Os fundos comunitários são sempre a regalia que traz mais vantagens aos cidadãos nacionais, quer seja por uma colheita que precisa de ser estabelecida num país, quer seja por uma investigação de cariz científico. Esses fundos são sempre a forma mais apelativa da União se sentir ao nível do indivíduo.

Isto poderia ser uma ideia normal, mas a União Europeia não é ?a casa da sorte da Europa?. Estes fundos prestados servem como uma forma de incentivo à produção e desenvolvimento e não como um simples prémio de criatividade. A União Europeia é o resultado dum esforço conjunto de países que têm em vista um benefício equitativo e unitário.

Sendo o seu lema ?Unidos na Diversidade?, é com esforços e incentivos bem aproveitados, que não têm como objectivo aceites como um prémio monetário que depois não é investido, que se constrói este ideal europeísta.

Post by: Nuno Fernandes

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei.
Espero mais textos Nuno.

Unidos na Diversidade disse...

Força com os textos nunão!

A ver se é esta quarta que compareço e te ajudo no programa de radio. "FUSAO-ELECTRO-FOLCLÓRICA"

Que achas da criação de um espaço do blog no programa de rádio? ía ser engraçado nao? O pessoal a lavar a roupa suja toda aqui do blog ! lol

budu

Unidos na Diversidade disse...

Também gostei depois comento noutra altura...

budu

Anónimo disse...

Acho k tens toda a razão qd dizes k a UE é encarada como Cheque-Prenda pela opinião pública. E tb não me parece k o projecto europeu siga o bom rumo enquanto os cidadãos não se consciencializarem da necessidade de trabalharmos (nós europeus) em conjunto num projecto tanto comum quanto incontornável. Mas avaliando a precariedade da educação nacional, aliada à programação estupidificante dos nossos canais, acho que o simples facto de o público ter opinião já não é de todo mau - pedir uma opinião pública esclarecida é k já é mto à frente!!!

Unknown disse...

O que escrevi e o que hoje sinto sobre este texto. Ah! Que texto tão parco em sentimentos e tão cheio em "ecletismos europeus". Ah! Ser Europeu era tão bom...